Precisamos, sim, falar sobre as Propostas de Arrematação a qualquer tempo.
Tenho certeza de que você já leu o primeiro artigo sobre o tema e já sabe que um leilão encerrado sem licitantes não é motivo para tristeza.
O assunto é considerado polêmico para alguns, pois gera dúvidas, incertezas e diversos questionamentos, em razão da quantidade pequena de arrematações que são concretizadas dessa forma.
Destaca-se que tal opção não exime o interessado das suas obrigações para com o lance: pagamento do sinal ou quitação à vista e da comissão do Leiloeiro, que é devida sim e deve ser exigida.
O envio de Propostas é válido e, muitas vezes, salva aquele interessado que perdeu a data e/ou a hora do encerramento do leilão, seja porque não conseguiu fazer o cadastro e habilitação a tempo do encerramento ou, ainda, que estava buscando informações e documentos adicionais que não foram expedidos no tempo hábil da análise de viabilidade.
Mais do que isso, arrematar através de Propostas de Arrematação direta nos autos do processo é uma forma de adquirir o imóvel e minimizar as chances de cancelamento do lance.
É necessário apontar que todo lance cancelado ou anulado é muito prejudicial para todos os envolvidos nesta cadeia.
É triste para o arrematante que se vê frustrado com a sua expectativa, é triste para o Leiloeiro que precisa devolver a sua comissão e é triste para o credor (judicial ou extrajudicial) que há muito tempo vivia na esperança de conseguir a satisfação do seu crédito (integral ou parcial).
Nesse sentido, o envio de Propostas de Arrematação exige estudo e verificações, já que poderá o interessado proponente apresentar ao juízo condições diferentes e atualizadas do imóvel, como características de estruturas, problemas de infiltrações sérias, eventual contaminação do solo etc.
As propostas precisam ser vistas e recebidas, por todos, como uma contribuição benéfica e positiva!
Por sua vez, em situações diversas, a prioridade do interessado deverá ser sempre o envio de lances durante a abertura e praceamento do respectivo lote, buscando auxílio com o Leiloeiro Oficial que sempre está apto e pronto para ajudá-lo.