Essa é uma estratégia de investimento que consiste em utilizar recursos de terceiros para adquirir um imóvel, como por exemplo, empréstimo imobiliário com Bancos. Esse método pode ser utilizado para aumentar o potencial de lucro do investimento e reduzir o valor do investimento inicial.
No caso de uma compra de imóvel em leilão, a alavancagem pode ser ainda mais atrativa, sendo possível adquirir o imóvel por um valor abaixo do mercado. Isso ocorre porque os imóveis que são vendidos em leilão são, geralmente, de devedores que não conseguiram honrar suas dívidas com as instituições financeiras, por exemplo.
Selecionamos algumas dicas para você lucrar com a alavancagem imobiliária e ter o seu dinheiro trabalhando por você:
- Estude o mercado imobiliário: antes de comprar qualquer imóvel, é importante estudar o mercado imobiliário da região onde você deseja investir. Isso ajudará a identificar oportunidades de compra e avaliar o potencial de valorização do imóvel.
- Faça uma boa avaliação do imóvel: antes de dar um lance no leilão, é importante fazer uma boa avaliação do imóvel pelo valor real de mercado. A Avaliação correta do Imóvel ajudará você a aumentar a sua margem de lucro e estratégia para lances.
- Considere os custos: além do valor do imóvel, é importante considerar os custos envolvidos na compra, como comissão do Leiloeiro, honorários jurídicos e os impostos e as despesas com reformas ou melhorias, além das custas com Cartório.
Os benefícios colhidos com este investimento podem ser:
· Compra e venda rápida: se você comprar um imóvel em leilão por um valor abaixo do mercado e vendê-lo rapidamente, poderá lucrar com a diferença de preços.
· Aluguel com rentabilidade superior: se você comprar um imóvel em leilão e alugá-lo por um valor superior ao valor da parcela do financiamento, poderá obter uma rentabilidade superior ao investimento.
· Reforma e venda com valorização: se você comprar um imóvel em leilão que esteja precisando de reforma, poderá reformá-lo e vendê-lo com uma valorização superior ao valor do investimento.
· Arrematação com Financiamento Imobiliário: Neste caso você não precisará dispor do valor total do Imóvel, e sim somente da entrada, que varia de 5% no Leiloes da CEF a 25% nos Leilões do Santander, por exemplo.
· Aproveitamento da Valorização a Longo Prazo: O financiamento em prazos estendidos permite aos investidores aproveitar a valorização do mercado imobiliário ao longo do tempo. Mesmo em mercados com flutuações, a tendência geral é de aumento do valor dos imóveis, o que contribui para o retorno do investimento.
E por fim, para evitar riscos ou prejuízo com alavancagem imobiliária em leilão, sugerimos atenção em alguns pontos:
· Faça uma boa pesquisa: antes de dar um lance, pesquise o imóvel e a região onde ele está localizado.
· Contrate um profissional: se você não tiver experiência no mercado imobiliário e em leilões, contrate um profissional para te ajudar a avaliar o imóvel e analisar o processo que envolve o imóvel.
· Tenha um plano B: se você não conseguir vender o imóvel rapidamente, tenha um plano B para evitar prejuízos, como Locação ou Airbnb.
Ficou com dúvidas, entre em contato conosco!